RECOMENDAÇÕES PARA A COMUNIDADE UNITERREIROS.
Em virtude do aumento significativo dos casos de infectados pelo covid-19 na região, a UniTerreiros recomenda adotar alguns procedimentos:
Recomendação para que todos lavem muito bem as mãos antes dos trabalhos e se preciso durante, assim como todas as outras recomendações pessoais do Ministério da Saúde, disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Recomendação para médiuns e visitantes dos templos para que não se cumprimentem com contato físico (beijos, abraços e aperto de mãos).
Existe uma dificuldade de se encontrar álcool gel em grandes frascos, portanto recomendamos que cada frequentador/filho-de-santo tenha o seu próprio frasco para higienização.
MUDANÇAS NA RITUALÍSTICA:
Cientes de que existem diferentes formas de rito e que não é prerrogativa da UniTerreiros interferir nestes processos, nos limitamos a dar aqui algumas sugestões para os casos mais comuns na maioria das casas de axé. São eles:
Pedir a “benção” sem o contato manual/físico;
Nas correntes de oração não dar as mãos;
Orientar as entidades para não se cumprimentarem, se o fizerem utilizar os antebraços;
Dar o passe mediúnico sem tocar no consulente;
Não oferecer e nem aceitar bebidas compartilhadas.
Se possível, adiar festejos que costumam atrair um maior número de pessoas do que os já habituais frequentadores das casas. Ou realiza-los em local aberto.
É preciso que se tome providências e nos baseamos nas orientações oficiais para locais de grande concentração de pessoas (igrejas, escolas, etc). Até agora não existe recomendação oficial para a suspensão dos ritos. Em caso de mudanças voltaremos a informar.