Jundiaí, Sábado, 20 de Abril de

UniTerreiros avalia 2019 e projeta 2020


iniciativa “esquenta” e Batuque do Bem são plenamente aprovados pela diretoria.

A diretoria da UniTerreiros realizou, na noite der segunda-feira (27), no Templo de Umbanda Caboclo Pedra Preta, sua primeira reunião do ano. Na ocasião, foi feita uma avaliação dos trabalhos realizados ao longo de 2019 e projetados as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2020.

Houve unanimidade na avaliação de que muitos avanços foram verificados, com a umbanda e o candomblé ocupando espaços e ganhando visibilidade. Destaque para as ações realizadas na Câmara Municipal, o título honorífico recebido e o Batuque do Bem, evento que reuniu mais de 2 mil pessoas e só recebeu elogios dos participantes. 

A iniciativa do chamado “esquenta”, que levou curimbas a espaços públicos da cidade também foi plenamente aprovado. Tanto é que se definiu que ele passará a ser realizado mensalmente, inclusive em cidades da região, começando por Campo Limpo Paulista.

Consciente de que a expectativa em torno do Batuque do Bem cresceu em virtude do sucesso do primeiro evento, a diretoria já começa a pensar na próxima edição, que tem como data indicativa 15 de novembro. Para bancar os custos, serão realizados eventos, que começarão no dia 22 de maio, com um “Porco no Rolete”, a ser realizado no Rancho, cuja renda será total e exclusivamente revertida para o evento.

Outro tema que merecerá atenção especial neste ano é a utilização do espaço da Serra do Japi para a realização de rituais das religiões de atriz africana. Embora a Prefeitura tenha demonstrado boa vontade em relação ao tema, o assunto não evoluiu e o objetivo é rtreomar as discussões para viabilizar um espaço especifico para essa finalidade.