Jundiaí, Sexta-Feira, 19 de Abril de

Para que serve a Umbanda?


Por Pai Édi Gomes

Nesta semana fiquei com esta pergunta martelando na cabeça, pois recebi alguns telefonemas questionando as ações da Entidades do TUOCLM. Percebi que o problema não está nas entidades, mas sim da forma que a pessoa chega em um Terreiro e quer que os seus problemas sejam resolvidos rapidamente com um simples passe de mágica.

Ou ainda que prioriza necessidades fúteis como a necessidade de alguém para amar, ou pior ainda, ser o objeto de adoração e exclusividade das atenções. Daí pensando cá com meus botões, acredito ter encontrado uma parte da resposta deste enigma. A Nossa Umbanda foi tão deturpada com médiuns inconsequentes que acabou criando aquele folclore que luto para terminar.

Tamanha preocupação fez com que enviasse aos membros da Casa um e-mail conclamando a todos para ajudarem a tirar esta impressão da Umbanda. Uma das questões é sobre o "prazo" que parece mais um reforço do "poder da entidade": "daqui três dias tudo estará resolvido na sua vida", ou ainda "você é médium e sua missão é ter a sua Casa de Axé aberta"... Entre tantas outras frases má interpretadas, faz com que o consulente fique ansioso, muitas vezes espera sentado cair do céu, pois a "Entidade disse", gera frustração e nada se resolve na vida da pessoa e quem leva a responsabilidade é a Casa e os dirigentes "encarnados". E além do mais, o tempo da espiritualidade é diferente do nosso.

Tudo é uma questão de "interpretação", e o brasileiro devido ao baixo investimento da educação de base não é nenhuma sumidade no assunto e interpreta como quer. Portanto, hoje divido um texto que é distribuído em uma casa de caridade em São Paulo, Obra Assistencial Mãe Florinda, e fiz pequenas adaptações para a nossa realidade e nos dogmas que prezo na Umbanda.

Ajude Deus a ajudá-lo(a)

Reflita após ler esta mensagem (*)

Quando a mente está carregada de preocupações, de insatisfações e cargas emocionais... Quando os pensamentos são perturbadores e estão repletos de conflitos pessoais... Quando a pessoa carrega muitos problemas (não apenas dela, mas também de todos com quem convive) e quando a alma está insegura, todo o sistema imunológico, físico e espiritual, se fragiliza e a pessoa, infelizmente, enfraquece e adoece.

É incontestável que o estado emocional é responsável pela saúde e também pela ausência dela. O primeiro a ser atingido pelos impactos emocionais negativos é o seu “PONTO FRACO”, e cada pessoa tem o seu em particular, seja no corpo físico ou no mental.

É comprovado que o mental, o físico e o espiritual estão interligados e quando um enfraquece, todos os outros sentem as conseqüências e a partir daí, surgem várias manifestações físicas e mentais: fraquezas, tonturas, angústia, depressão, mal estar, desânimo, ansiedade, falta de ar, náuseas, dores nas costas, nas articulações, enfraquecimento dos ossos, disfunções hormonais e outros sintomas típicos de quem precisa dar um olhar melhor para si mesmo e aprimorar sua forma de se cuidar em todos os níveis.

Pessoas que gastam energia demais em alguns aspectos da vida, não têm energia para lidar com outras situações; por isso, as coisas nunca estão verdadeiramente “bem”, pois se você usou toda sua energia para determinada situação, é óbvio que não irá sobrar energia vital para lidar com as outras, e conseqüentemente, acabam surgindo desavenças, desarmonias, más interpretações e desentendimentos, os quais em sua maioria são totalmente desnecessários.

Por exemplo: se você oferece toda a energia vital que tem para os aspectos profissionais, ou para aspectos amorosos ou para resolver assuntos que para você são extremamente relevantes, é óbvio que toda sua energia vai se esgotar aí, e o restante vai desequilibrar, vai desorganizar e vai ficar enfraquecido, e com isso irão surgindo outros problemas...

Saiba que para tudo nesta vida tem que haver BOM SENSO, EQUILÍBRIO E CORRETA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA E ATENÇÃO. Algumas pessoas precisam corrigir alguns dos seus comportamentos e parar de achar que a vida é injusta com elas, pois, na verdade, quem não está sendo justo com a vida é a pessoa que exige demais dela e não faz nada (ou faz muito pouco) para que as coisas aconteçam de forma mais equilibrada e organizada.
“Assim como esperamos de Deus, Ele também espera de nós”

Algumas pessoas estão completamente desnutridas de energias, ou seja, ESTÃO ANÊMICAS ESPIRITUALMENTE. Sendo assim, e pensando numa forma de ajudar ainda mais a todos, pedimos que, ao comparecer a este Templo Espiritual para receber seus passes e aconselhamentos com os Guias de Luz, venha com a mente destituída de segundas, terceiras ou quartas intenções, que envolvem apenas interesses pessoais de extrema grandeza, os quais tenha certeza que com o tempo, e imbuídos de boas intenções, você também irá receber e conquistar. Procure freqüentar esta Casa Espiritual imbuído principalmente de fé, boa vontade, devoção, júbilo, convicção e determinação, pois agindo assim, a chance de você atrair boas vibrações, saúde, força e coragem para viver a vida será muito maior e eficaz.

“Com fé, ajuda espiritual e esforço próprio, os problemas
nunca são maiores que a confiança e a coragem de vencê-los”

Faça um esforço para não abrir brechas, nem baixar a guarda para maus fluídos e sintonias negativas. Aprenda o quanto antes a reconhecer e distinguir se a vibração que está tentando encapsulá-lo ou manipulá-lo é do bem ou não é, e se não for, não vacile, não entre em sintonia com isso, faça orações e ocupe sua mente com pensamentos saudáveis, jamais, em tempo algum, sucumba a energias que não condizem com as leis divinas.

“Cada vez mais se preserve”

Quando vir às nossas atividades espirituais, procure firmar seu pensamento naquilo que lhe é essencial e em tudo o que deseja conquistar, vibre com os Anjos e com os bondosos Guias espirituais, focalize uma vida melhor, com mais saúde, mais alegria, mais harmonia e se abra para receber e acumular dentro de si, tudo o que irá proporcionar-lhe PAZ DE ESPÍRITO E SERENIDADE.

Saiba que, agindo assim, COM MAIOR LUCIDEZ E CONCENTRAÇÃO, ficará mais fácil para os Anjos e Guias direcionarem toda a energia positiva para aquilo que você está pedindo e precisando receber, caso contrário, “quando a mente está dispersa ou vagando em outras sintonias”, os espíritos evoluídos e esclarecidos não conseguem direcionar a luz para aquilo que você realmente precisa, pois seus pensamentos não estão focados no que é verdadeiramente necessário para você.

“O silêncio é uma prece e um respeito à espiritualidade”

(*) Este texto é uma adaptação do original distribuído pela Obra Assistencial Mãe Florinda

Por hora, bençãos, realizações e fé!